
- 7 de maio de 2023
- By Santa Casa SBC
- Notícias
AO SR. JUNO RODRIGUES SILVA -
A Santa Casa de São Bernardo do Campo, prestou homenagem ao Sr. Juno Rodrigues Silva, o “Gijo”, entregando a placa AMIGO DA SANTA CASA. A homenagem é oferecida a todos àqueles que prestaram serviços relevantes a entidade. A cerimonia contou com diversas personalidades da região.







BIOGRAFIA: Senhor Juno Rodrigues Silva – “Gijo”
O Senhor Juno Rodrigues Silva nasceu em 19 de novembro de 1942 na cidade de São Paulo, filho do Senhor João Rodrigues da Silva e da Senhora Ana Ferreira Rodrigues, ambos falecidos.
Aos nove anos de idade perdeu seu pai, sendo que a mãe o homenageado não chegou a conhecer. Seu pai casou-se, novamente, com a Senhora Lúcia Toledo da Silva no ano de 1949, com quem teve mais um filho, o Senhor Veridiano Rodrigues da Silva que, atualmente, mora em São Bernardo do Campo e é casado com Neia, com quem teve três filhos.
Com o falecimento de seu pai, Gijo foi morar com a tia de sua madrasta em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, onde teve a oportunidade de conviver com os tios Joanin e Augusta.
No ano de 1954, o homenageado retornou para São Paulo para morar com sua madrasta no bairro São João Clímaco, sendo que naquele ano foi morar com a tia Benedita e o tio Francisco. O Gijo morou em Mato Seco Taquarantã da Mata e, por último, na cidade de Aguaí, onde até hoje moram seus irmãos.
O homenageado tem experiência em cultivo agrícola já que em trabalhou com capinagem, colheita de café, batata, feijão, arroz, entre outros serviços.
Em 1958, Gijo mudou-se para o Sítio Retiro São José de propriedade de José de Lima, Olindo de Lima e Benedita Fernandes Lima, ficando no local até o ano de 1960, quando voltou, novamente, para São Paulo e sem seguida foi para o Rio Grande do Sul e posteriormente para São Bernardo do Campo.
Na nossa cidade, trabalhou como cobrador de ônibus na Viação São Bernardo do Campo, sendo seu primeiro emprego. Logo depois, foi trabalhar no restaurante Miramar, sendo proprietário o Senhor Antonio dos Santos, o popular Coelho, na Rua Galvão Bueno, nº 42. Nesta mesma época, o homenageado residia na Rua 5, no bairro Ferrazópolis.
Mais tarde, o Senhor Juno foi trabalhar no Restaurante da Faculdade FEI, quando conheceu a Senhora Divina, atualmente, sua esposa, com quem se casou no ano de 1967, na Igreja Nossa Senhora da Assunção.
Em meados da década de 60 a vida do homenageado tomou um grande impulso. Ele se desligou da KarmanGuia; nasceu sua filha Catia; e no final daquela década constituiu estabelecimento comercial e ganhou uma nova filha: Raquel.
No Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema o Senhor Juno conheceu Paulo Vital, Rubens Deodoro de Arruda, Celso Campana, Anacleto Cruz, Antenor Belgate e o nosso atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem mantém laços fraternos de amizade.
Foi uma trajetória de muita luta, bem como, muitas vitórias e derrotas, que valeram à pena. O homenageado trabalhou nos anos de 1978/1979 na Mercedes, Volkswagen, quando foi demitido da fábrica.
Nos anos de 1979/1980 foi trabalhar na Prefeitura de Santo André, onde trabalhou com o Prefeito Grilo no setor de zoonose. Em 1982, foi trabalhar na Prefeitura de Diadema, também no setor de zoonose, com o Prefeito Gilson Menezes.
Para o homenageado, a greve foi o seu fortificante para o trabalho e tem orgulho de ter trabalhado e lutado pelos direitos dos nossos cidadãos e pela democracia com o nosso atual Presidente da República.
Em março de 1984, o Senhor Juno resolveu montar o seu próprio restaurante, no Bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, com a ajuda de sua esposa e filhas, sendo que, atualmente, o Gijo´s é um sucesso e tem a chuleta mais famosa da região, atendendo a amigos e personalidades.
Assim sendo, o Senhor Juno é um exemplo de competência e integridade, sendo motivo de orgulho para São Bernardo do Campo, em razão da excelência do seu trabalho e pela sua luta pelos direitos dos trabalhadores de nossa região.
Comentários