Santa Casa de Misericórdia de S.B.C.

Nossa História

A IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, instituição filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal, inscrita no CNPJ nº. 47.708.771/0001-00, com sede na Avenida Robert Kennedy, 2900, Bairro Assunção, no município de São Bernardo do Campo, foi fundada em 24/05/1968. 

O projeto da Santa Casa está embasado na construção da metodologia hospitalar compacta de acordo com as especialidades afins, otimizando um melhor desempenho, a maior economia e a mais considerável eficiência de cada unidade, com isso beneficiando a administração maior e visando um melhor atendimento.

A Irmandade Santa Casa oferece à população atendimento Filantrópico, SUS e Particular nas mais variadas especialidades da área da saúde, além de programas de prevenção e conscientização, em consonância com a função social da Santa Casa, e promovendo aos pacientes e suas famílias um atendimento de qualidade de acordo com princípios éticos e humanísticos.

Missão: Promover o bem-estar físico, psíquico e social das pessoas 

Visão: Melhoria contínua dos nossos serviços e um atendimento de referência

Valores: Agir com responsabilidade, humanização, segurança e inovação

Porquê a Santa Casa S.B.C.

Equipe Qualificada

Equipamentos Modernos

Estrutura Planejada

O Projeto

A construção da Santa Casa de São Bernardo do Campo foi feita sob a responsabilidade de quatro engenheiros que trabalhavam voluntariamente. A entidade recebeu o título de doação definitiva do terreno em 1970, sendo concluída a construção do primeiro prédio em meados de 1980, período que marcou o início das atividades ambulatoriais. Havendo um hiato na continuidade dos trabalhos pela Administração da época.

Em 1997 tomou posse nova Diretoria, que reabilitou a nova atividade da Santa Casa, reiniciando os atendimentos ambulatoriais em março de 2000, em várias especialidades médicas. Em meados de 2005 re-obteve o prédio em condições precárias, dando início às reformas.

Em abril de 2020, foram iniciadas as reformas visando oferecer um serviço de qualidade para a comunidade.

Neste prédio de 3.384,90m2, com dois pavimentos (térreo e superior), o qual, após reformas, abriga o Hospital de Clínicas, estão instalados 63 leitos dos quais 42 já estão em pleno funcionamento (Clínica Médica). O Centro Cirúrgico com 04 salas, a Unidade de Tratamento Intensivo (U.T.I.) com 09 leitos e a Unidade de Isolamento com pressão negativa com 02 leitos.

Atualmente a Santa Casa encontra-se em pleno funcionamento, atendendo as especialidades de Cardiologia, Clínica Médica 24 Horas, Clinico Geral, Dermatologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Ozonioterapia, Psiquiatria Infantil, Acupuntura, Fisioterapia, Nutrição, Ozonioterapia, Psicologia, RPG, Análise Clínicas, Anatomia Patológica, Anuscopia, Colonoscopia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Endoscopia, Espirometria, Mamografia, Nasofibro Laringologia, Radiologia (RX), Ressonância Magnética, Retossigmoidoscopia, Teste Ergométrico, Tomografia e Ultrassonografia.

"A complexidade inerente ao serviço de saúde exige da nossa organização um modelo de gestão de pessoas compatível com os resultados almejados"

Reconhecimento

Segundo Antonio de Pádua Chagas, diretor de Relações Institucionais da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo) e provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, a reforma teve o objetivo de tornar o ambiente mais humano e profissional, dentro dos novos protocolos que os tempos atuais exigem.

Contratos

Novos Tempos

Santa Casa de São Bernardo do Campo

Novembro de 2021

Conselho de Administração
Gestão 2021/2025

Presidente do Conselho de Administração

Antonio de Pádua Chagas

Diretor Administrativo Financeiro

Luis Claudio Kanashiro

Diretor Técnico Médico

Cleomar Sergio Pires Alves

Conselho Fiscal

Nilton José Villa Rubia

1º Titular do Conselho Fiscal
Roberto Elias da Costa

2º Titular do Conselho Fiscal
José Luiz do Prado
Suplente

3º Titular do Conselho Fiscal
Delbem Ruiz Ribeiro

Conselheiros

Ana Laura Aoki Sbizera

Dennis Machado Chagas

Carla Danielli dos Santos Carvalho

Dorisdaia Carvalho de Humerez

Erledes Elias da Silveira

Fábio Prado de Carvalho

Francisvaldo Mendes de Souza

João Pedro Teixeira Werneck Vianna

Luciana Helena do Nascimento

Luiz Fortunato Moreira

Márcio Reis

Marluce Maria de Paula

Natacha Kulajew Carvalho

Odair Cabrera

Paulo André Matta Chagas

Paulo Lewin

Paulo Sergio Guimarães

Paulo Pedro de Amorim

Tatiana Cavalcante Resende

No dia 20 de outubro se comemora o Dia Nacional da Filantropia. Não é uma simples data.  Revela como é fundamental o trabalho de irmandades como a Santa Casa de São Bernardo do Campo em prol da Saúde, no sentido de diminuir a desigualdade social do país.

Há 53 anos, a nossa Irmandade busca realizar um serviço de atendimento humanizado e
com qualidade.

Mais recentemente, iniciaram-se as reformas do Pronto Atendimento, dos quartos e das Unidades de Terapia Intensiva. Hoje, concluídas as obras, nossa Santa Casa está bem mais moderna, preparada, limpa e organizada, com 62 leitos, 09 Unidades de Terapia
Intensiva (UTIs), 01 Sala de Isolamento e Pronto Atendimento.

Acompanham a nova estrutura, novas especialidades disponíveis aos pacientes que agora contam com o funcionamento de equipamentos ultra modernos.

E toda essa transformação da unidade só foi possível graças ao apoio de amigos e colaboradores, entre os quais, vários deputados e senadores que conseguiram a aprovação do empenho de verbas direcionadas para a compra de maquinários, reforma
e produtos hospitalares, além de garantir o pagamento de funcionários, serviços e fornecedores. Juntam-se aos parlamentares, amigos e colaboradores, algumas empresas e instituições públicas que realizam doações à Santa Casa SBC.

Assim, caminhamos sempre com desenvoltura para manter a nossa missão de oferecer à população, os atendimentos: Filantrópico, do SUS e particular nas mais variadas especialidades da área da Saúde, junto a programas de prevenção e conscientização, em consonância com a função social da Irmandade.